Dia de Cooperar: maior rede cooperativista de voluntariado toma conta do País

As cooperativas brasileiras estão engajadas na luta por um mundo mais justo e igualitário. É por isso que o Dia C – o Dia de Cooperar – já atua em todos os estados brasileiros. São ações de educação, cultura, esporte, lazer, integração e responsabilidade social. Mais de 1.250 cooperativas já desenvolvem projetos voluntários que visam melhorar as comunidades em que atuam. Só no ano passado, o Dia C beneficiou 2,5 milhões de pessoas.

Em 2016, o programa tem um desafio ainda maior: multiplicar iniciativas estruturadas e continuadas que beneficiam as pessoas ao longo do ano. Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o Dia de Cooperar é uma excelente oportunidade para os brasileiros conhecerem a força do cooperativismo. “As cooperativas têm o poder de contribuir econômica e socialmente. E o Dia C é essa essência colocada em prática. Fortalecer as pessoas e as instituições é a melhor contribuição do programa, que realiza ações diretas, focadas em resultado”, afirma.

A gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas, Maria Eugênia Ruiz, destaca o protagonismo dessas instituições na promoção do bem-estar e da consciência de que é preciso colaborar. “As cooperativas dão um exemplo de cidadania à sociedade, mostrando que ela só se transforma quando todos se juntam para dar a sua contribuição. Com o Dia C, os valores e princípios do cooperativismo são traduzidos na forma de ações transformadoras em benefício das comunidades”, ressalta.

TODO DIA É DIA DE COOPERAR

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009 como um projeto inovador que rapidamente ganhou a adesão de muitas cooperativas. A iniciativa logo se espalhou pelo país inteiro. Em 2015, ocorreram ações do Dia C em todos os estados brasileiros. Mais de mil atividades foram desenvolvidas, consolidando o Dia C como uma verdadeira mobilização nacional.

“Esse é um programa promovido por pessoas que espontaneamente firmam um compromisso com os valores e princípios cooperativistas”, complementa o presidente Márcio Freitas. As cooperativas contam com o apoio do Sistema OCB e suas unidades estaduais no desafio de evoluir as ações de voluntariado para projetos que promovam uma verdadeira transformação social.

DIA C EM NÚMEROS

- Mais de 1250 cooperativas integradas ao programa;
- 280 mil voluntários engajados;
- 2,5 milhões de beneficiados;
- 50 milhões de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o cooperativismo no Brasil.


Fonte: Brasil Cooperativo