Alimentos Energéticos

Alguns alimentos podem nos proporcionar toda a energia que precisamos para o dia a dia. Saiba quais e como consumi-los!

Para cada estação do ano existem alimentos que proporcionam mais energia do que outros. E como tudo começa no verão, para você se manter bem-disposto e cheio de energia, frutas e vegetais não podem ficar de fora do seu cardápio.

Quanto mais saudável, mais energia!

Uma alimentação saudável influencia diretamente no seu ritmo de vida. Por isso, consumir os alimentos certos faz toda a diferença.

Sabia, por exemplo, que os nutrientes presentes nos vegetais tubérculos, como a batata doce, cenoura, beterraba, inhame, entre outros, fornecem nutrientes e carboidratos que proporcionam energia prolongada ao nosso organismo? Pois é!

Lista de Alimentos Energéticos

1-Aveia: A aveia é um prato ideal para corredores. Ela contém proteínas, fibras e carboidratos em abundância. A fibra vai lhe proporcionar uma sensação de saciedade. No entanto, se você achar o sabor da aveia muito branda, adicione qualquer fruta para torná-lo mais saboroso e comestível.

Um dos pontos positivos de aveia é que ele reduz o colesterol ruim. Além de ser um dos Melhores Alimentos Energéticos, a aveia contém fibra que ajuda a reduzir os níveis elevados de colesterol.

O Que São Alimentos Energéticos. (Imagem: Divulgação)
O Que São Alimentos Energéticos. (Imagem: Divulgação)

2-Legumes: Comer legumes também é uma ideia saudável para começar o seu dia. Eles contêm antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais que irão fortalecer seu corpo, ajudá-lo a construir músculos mais magros e aumentar a imunidade também.

Além disso, comer legumes, como o aipo, pode diminuir a pressão sanguínea e consumir couves de Bruxelas pode afastar as células cancerosas.

3-Banana: Os carboidratos têm uma má reputação, mas não entre aqueles que correm. Cada corredor/atleta tem que comer carboidratos suficientes para alimentar sua energia.

Uma das melhores e saudáveis fontes de carboidratos, neste caso, seria as bananas. Você pode fazer um shake saudável de banana em vez de comer a fruta sozinho.

Coloque um pouco de leite sem gordura, bananas e morangos. Misture todos os ingredientes em seu processador e deixe liquidificando por dois minutos aproximadamente.

Além de ser um dos Melhores Alimentos Energéticos, a banana contém uma mistura única de vitaminas, minerais e carboidratos que aumenta a resistência entre os atletas.

4-Amêndoas: As amêndoas são excelentes fontes de antioxidantes e são conhecidas por reduzir o colesterol, especialmente se consumido em uma base regular.

As amêndoas são favoritas dos corredores. Mas, obviamente, você não pode consumir apenas amêndoas no café da manhã depois de uma corrida.

Sugerimos que adicione a sua tigela de flocos de milho. Se você quer algo pesado, adicione macarrão cozido à sua tigela. Além de ser um dos Melhores Alimentos Energéticos, amêndoas são boas para a pele.

Não apenas isso, elas previnem de todas as doenças que ameaçam a vida com uma grande quantidade de vitaminas e minerais.

5-Salmão: Quando se trata de frutos do mar, não pode haver outra alternativa melhor do que o salmão. Preenchido com ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes, o salmão permitirá que seu corpo se recupere rapidamente.

Você pode cozinhar algumas fatias salmão com uma batata cozida e alguns legumes cozidos. Adicione um pouco de azeite para mais benefícios à saúde. Além de ser um dos Melhores Alimentos Energéticos, o salmão melhora a função cerebral e diminui a taxa de declínio cognitivo entre os idosos.

O Que São Alimentos Energéticos. (Imagem: Divulgação)
O Que São Alimentos Energéticos. (Imagem: Divulgação)

O Que São Alimentos Construtores

Alimentos do tipo construtor atuam na formação e reparação dos tecidos e promoção do crescimento, além de participarem da constituição de enzimas, anticorpos e hormônios. Na pirâmide alimentar, eles se encontram acima das frutas e hortaliças, o que indica que seu consumo é em quantidade um pouco menor, mas não menos importante.

Tais alimentos geralmente são ricos em proteínas, cálcio e ferro. Na verdade, alimentos construtores ricos em cálcio e proteínas geralmente também possuem boas concentrações de gorduras, ferro e zinco.

Exemplos de alimentos construtores são as carnes, feijões, amendoim, nozes, leite e seus derivados.

O Que São Alimentos Reguladores

Desde os hidratos de carbono, que têm como função fornecer a energia necessária para o organismo funcionar, as gorduras, que permitem a manutenção da temperatura corporal, as proteínas, nutrientes construtores, e por fim, as vitaminas, minerais, fibras e água, cuja função principal é regular o funcionamento do organismo.

Apesar de muitas pessoas terem como hábito encher o seu prato com alimentos ricos em macronutrientes (hidratos, gorduras e proteínas), na realidade, e como mostra a Roda dos Alimentos ou a Pirâmide dos Alimentos, alimentos reguladores, isto é, ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, deveriam ocupar um espaço muito maior na dieta diária.

Leia Também:

Alimentos Construtores e Reguladores

CONSTRUTORES

  • Iogurte, leite e queijo
  • Ovos, peixe e carne
  • Frutas, grãos e gorduras
  • Lentilhas, feijão e grão de bico
  • Cenoura, cebola e espinafre
  • Salmão e sardinha
  • Amêndoas
  • Presunto e pão
O Que São Alimentos Energéticos. (Imagem: Divulgação)
O Que São Alimentos Energéticos. (Imagem: Divulgação)

REGULADORES

  • Salmão
  • Iogurte
  • Amendoas
  • Grão de bico
  • Chia
  • Farinha de banana verde

Quando consumir?

De acordo com a nutricionista, o nosso corpo perde energia por volta das 16 horas. Então, esse é um bom momento para consumir frutas e vegetais.

Você pode, por exemplo, combinar as frutas com óleo de coco, abacate ou pastas de cacau, que possuem gorduras boas, vitaminas e minerais antioxidantes.

Isso favorece a liberação de energia do corpo, evita sintomas como cansaço ou sonolência e ajuda a aumentar a disposição, saúde e bem-estar.

Fonte: http://coopcom.net.br